Ginecologia

Ginecologia



A ginecologia é o ramo da medicina encarregado do estudo do aparelho reprodutor feminino, tanto do tratamento das doenças do aparelho urogenital, quanto dos processos patológicos que afetam outros órgão.

Recém Nascida




Se o seu bebê é uma menina, enquanto recém-nascida, ela pode ter um sangramento vaginal. Isso ocorre porque durante a gravidez a bebê também esteve em contato com as variações hormonais da mãe. Ao nascer a bebê já não está em contato com estes hormônios e então aparece esta falsa menstruação. Esta é uma situação normal, mas que pode assustar muitos pais. Ainda, na região das mamas pode ocorrer intumescimento e é até comum que saia delas um pouco de leite semelhante ao colostro materno, independente do sexo da criança, o que é popularmente conhecido como “leite de bruxa”.

Se não ocorrer manipulação dessas mamas, esse intumescimento regredirá em torno de 10 a 14 dias. Se, no entanto essa glândula for comprimida na tentativa de esvaziá-la, ocorrerá maior formação de colostro e facilmente pode se instalar uma infecção no local. Porém, todos esses acontecimentos nos primeiros dias de seu bebê são transitórios e desaparecem espontaneamente dentro de alguns dias.

Menina




Algumas vezes elas vão ao consultório, acompanhadas de suas mães, questionando secreções vaginais, pruridos, etc.

A menarca, sua primeira menstruação, manifesta caracteres sexuais secundários e as vezes disfunções, situações estas orientadas pelo Ginecologista. Muitas vezes é nesta época – da menarca – que ocorre a primeira consulta ginecológica.

É importante tomar muito cuidado para não trazer problemas para esta menina. Ela deve ser tratada com muita atenção, respeito e receber esclarecimento para todas as suas dúvidas, mesmo as mais simples.

Jovem





É uma fase de plenitude. Se o acompanhamento médico já existe, suas consultas são de rotina e voltadas à prevenção.



Casamento




Exames pré-nupciais e orientações sobre a consulta dos filhos são importantes. O médico pede exames para o casal e os orienta, de forma simples, sobre a fertilidade. Se houver necessidade, como doenças familiares, questões sobre a parte genética começam.

Menacme




A menacme é a fase reprodutiva da mulher, é o período de vida da mulher entre a menarca e a menopausa, entre a primeira e a última menstruação natural.


Climatério




É quando tem início as alterações menstruais até sua parada. Época de começar uma avaliação ginecológica mais intensa, no sentido de investigar as linhas de corte para podermos comparar com futuras consultas e exames. Por exemplo, mamografia, exames laboratoriais, densitometria, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética. Exames invasivos como videolaparoscopia, histeroscopia, biópsias, histerosonografia.

Menopausa




Por definição, a menopausa é a parada da menstruação. Lembramos que as evoluções das taxas de expectativa de vida feminina têm aumentado significativamente. Nesta época a visão clínica do ginecologista tem que ser muito apurada em todos os aspectos, clínico, laboratorial e emocional. Chamamos o período de fase das perdas. Ela deixa de menstruar, perde o viço da pele, os filhos saem para estudar, as relações diminuem, a aposentadoria chega, etc.
×

Olá!

Clique abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para contato@reproferty.com.br

× Inicie um chat por WhatsApp