
Obstetrícia
A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério).

Pré Natal
O objetivo do pré-natal é assegurar que todas as gestações terminem com o nascimento de um recém-nascido saudável, sem prejuízos à saúde materna. O atendimento deve ser iniciado logo que houver suspeita de gravidez. Na primeira consulta é preciso definir o estado de saúde da mãe e do feto, determinar a idade gestacional do feto, em semanas a partir do primeiro dia da última menstruação e iniciar o plano de acompanhamento obstétrico.
Doenças
• Hiperêmese da gestação (vômito excessivo)
• Mola hidatiforme
• Gravidez ectópica
A prevenção da gravidez ectópica inclui fundamentalmente o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, o uso de métodos anticoncepcionais adequados e a prática de sexo seguro.
Saiba o que são Células Tronco
Células Tronco
Essas Células são aquelas potencialmente aptas a dar origem a qualquer tecido ou órgão do corpo humano.
Essas células são responsáveis pela manutenção funcional do organismo por meio da substituição das células que vão morrendo ou perdendo a função. É justamente por causa dessa capacidade de regeneração e reparação, que as Células-tronco podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças.

Está Grávida? É Hora de se cuidar!

Antes mesmo de haver atraso na menstruação, a mulher pode identificar os primeiros sintomas de que uma nova vida está sendo gerada dentro dela. Os seios parecem mais cheios, ficam sensíveis, doloridos e com as auréolas mais escuras.
Não é incomum a ocorrência de náuseas e vômitos. A bexiga, pressionada pelo aumento do útero, deve fazer com que a mulher urine com mais frequência. Apesar de não haver barriga aparente, o corpo está passando por uma revolução e algum cansaço pode ser normal.
Em geral, o atraso na menstruação é o sinal definitivo para que a mulher procure um médico e faça um exame de urina ou de sangue, que deverá detectar o aumento do hormônio HCG, que confirmará a gravidez.