fbpx

Preservação da Fertilidade


Preservação da fertilidade



O que é?

A técnica de preservação da fertilidade oferece às mulheres a possibilidade de adiar a maternidade.
Esse tratamento consiste em submeter a paciente à uma estimulação ovariana e congelamento dos óvulos para uso no futuro.

Quando é indicado?

Preservação da fertilidade social: acontece quando não há indicação médica, e a mulher decide adiar a maternidade por diversos motivos;
Preservação da fertilidade oncológica: mulheres com diagnóstico de câncer que serão tratadas com quimioterapia ou radioterapia, transplantes de medula óssea ou mulheres com necessidade de cirurgia ovariana;


Etapas



Estimulação Ovariana
Nas pacientes de preservação da fertilidade social, as injeções diárias iniciarão no 2º ou 3º dia do ciclo menstrual, no qual a própria paciente pode administrar, após receber todas as orientações da equipe de enfermagem.
Durante o período que a paciente irá tomar as injeções (8 a 12 dias, na média), irá realizar de 3 a 4 ultrassons e exames de sangue para acompanhar a evolução da estimulação.
Quando os folículos atingirem o tamanho adequado, será aplicada uma última injeção para induzir a maturação dos oócitos.
Após 34 a 36 horas, será realizada a punção ovariana.
A paciente será orientada para realizar jejum alimentar e hídrico nas horas que antecedem o procedimento.

Para pacientes de preservação da fertilidade oncológica, existem protocolos de medicações para começar a estimulação em qualquer fase do ciclo, para que se inicie imediatamente a fim de viabilizar o congelamento de óvulos em caso de urgência para o tratamento de quimioterapia ou radioterapia, e se segue o mesmo protocolo de exames de sangue e controle de ultrassom até o dia da punção.


Punção ovariana
É um procedimento simples, que dura de 15 a 20 minutos e é realizado em sala cirúrgica sob sedação para não sentir nenhum desconforto. Guiado pelo ultrassom endovaginal, o médico faz a punção ovariana com uma agulha, localiza os ovários e faz a aspiração do líquido folicular de cada um dos folículos. O líquido folicular aspirado é enviado ao laboratório para procurar os óvulos, para posteriormente ser fertilizados in vitro.
Após o procedimento, a paciente fica internada por volta de 2 a 3 horas para a recuperação após a anestesia e recebe alta.


Vitrificação dos óvulos
A vitrificação dos óvulos maduros permite o adiamento da maternidade com altas taxas de sobrevivência dos oócitos.
Os óvulos quando vitrificados ficam submersos em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC.


Entre em contato

Fazer a escolha certa nem sempre é difícil.

Preencha formulário a seguir que nós entraremos em contato!
Para levar a ajuda da melhor forma até você, simplificamos nossos métodos de contato, você precisa apenas preencher o formulário a seguir com suas informações que entraremos em contato, pelo whatsapp ou pelo email.

Telefone: (12)3941-5199
Whatsapp: (12)99669-7592

Endereço: Rua Itajaí, 31 - Jd.Aquárius | São José dos Campos/SP

Saiba mais sobre os tratamentos da Reprodução Humana Assistida


Design sem nome (3)

Coito Programado

inseminação

Inseminação Artificial

fiv

Fertilização In-vitro


hompo

FIV para casais homoafetivos

doação

Fertilização In-vitro com Ovodoação

Design sem nome (4)

FIV com análise genética embrionária

×

Olá!

Clique abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para contato@reproferty.com.br

× Inicie um chat por WhatsApp